O que é o Transferwise?
O Transferwise é uma plataforma online para o envio de dinheiro para o exterior, autorizada pela Financial Service Authority (FSA) no Reino Unido. O Transferwise foi fundado por Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann, dois amigos que estavam cansados de pagar as altas taxas de câmbio dos bancos e perder em torno de 5% todas as vezes que precisavam transferir dinheiro entre Estônia e Reino Unido. Atualmente, a empresa suporta em torno de 750 moedas ao redor do mundo e também fornece o serviço de “Conta Multimoedas“, ideal para quem viaja para o exterior e quer pagar um preço justo nas taxas de câmbio.
O que é uma Conta de Multimoedas?
Como o próprio site da Transferwise descreve “A Conta de Multimoedas é o jeito mais fácil de pagar e ser pago ao redor do mundo com o câmbio verdadeiro, dando adeus de uma vez às tarifas bancárias abusivas“. A Conta de Multimoedas vem com um cartão de débito da Mastercard® que pode ser utilizado em qualquer moeda, em qualquer lugar do mundo e não cobra tarifas abusivas.
Como abrir uma Conta de Multimoedas?
É fácil, rápido e o melhor “é grátis” abrir uma conta multimoedas na Transferwise, basta acessar o site “Transferwise” e preencher os dados de cadastro. O próximo passo após a criação da sua conta é solicitar o cartão de débido da sua conta multimoedas da Transferwise. É preciso fazer um depósito de 20 euros para solicitar o cartão. Esse depósito é transformado em crédito que pode ser utilizado pelo cliente posteriormente.
Qual são as vantagems de ter uma Conta Multimoedas?
1. Não pagar taxas de câmbios abusivas é uma das vantagens de ter uma conta multimoedas. Geralmente, trocamos dinheiro em nossos bancos ou em casas de câmbio quando vamos viajar para o exterior. E na maioria das vezes as taxas de câmbios são maiores que as disponíveis no mercado nessas instutuições, consequentemente perdemos dinheiro.
2. Não pagar taxas de comissão cobradas pelas casas de câmbio. É muito triste descobrir que além de perder um pouco de dinheiro na conversão da moeda, você ainda pagará em torno de 0.5% à 1% do valor trocado em taxas de comissão.
3. Não pagar o imposto IOF em todas as suas transações internacionais. IOF ou “Imposto sobre Operações Financeiras” tem como finalidade controlar a oferta e demanada de crédito no Brasil. O IOF é tarifado em operações de seguros, título e valores imobiliários, crédito e câmbio. Portanto, os brasileiros que utilizam seus cartões no exterior pagam IOF em todas as transações. O valor do IOF sobre nas operações de câmbio varia dependendo do tipo de operação. Exemplos: 1. gastos com cartão de crédito ou débito (ou saques) internacionais são tarifados em 6,38% (taxa de IOF), 2. compra de moedas em espécie (aqui no Brasil) é tarifado em 1,1% (taxa do IOF).
Ainda tem dúvidas sobre Conta Multimoedas?
Veja o vídeo abaixo ou acesse o site da Transferwise para maiores informações sobre a “Conta Multimoedas”: