Decidimos começar o ano de 2018 fazendo o que mais gostamos, viajando! A primeira parada da nossa aventura pelo velho continente foi em Bled, na Eslovênia. Todos nossos amigos que visitaram esse país falam super bem e destacam as belezas naturais. Agora, somos nós do “Sempre à Bordo” que estamos aqui para exaltar a beleza desse país, e vamos começar por Bled.
Bled é uma pequena cidade da Eslovênia, que está localizada à 52 km de distância da capital Libjunia. A fama da cidade está relacionada as belezas naturais do lugar, mas precisamente ao Lago de Bled. O lago tem uma ilha no centro onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, as suas margens está o castelo da cidade no topo de um penhasco. Palavras não são suficientes para descrever a magnitude e a beleza desse lugar, é realmente de cair o queixo de tão bonito. O Globo Repórter fez uma matéria sobre Eslovênia e visitaram Bled. Eles fizeram imagens incríveis, veja o vídeo!
Dica 1 – A caminhada ao redor do lago é revigorante e prazerosa, resumindo vale muito a pena. Certamente, você levará mais de duas horas para completar o circuito, pois é impossível não parar a cada 5 minutos para tirar fotos incríveis, beber alguma coisa e um dos bares e barracas que estão espalhados pelo caminho ou simplesmente perder horas admirando aquele lugar maravilhoso.
Dica 2 – Experimente Marrone que é vendido nas barracas na beira do lago, mas não crie grandes expectativas. Os Marrones vem enrolados em um jornal, parecem castanhas assadas na lenha e o sabor lembra muito Pinhão, só que um pouco mais adocicado e defumado. Resumindo, nosso paladar não estava preparado para essa explosão de sabores, então preferimos alimentar os patos com Marrones.
Dica 3 – Existem duas formas para ir até a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, localizada na ilha no centro do lago. A primeira é pagar 14€ para um barqueiro levar você, o único problema é que eles tem barcos grandes que comportam entre 12 e 16 pessoas, por isso eles esperam o barco encher de passageiros e isso pode demora um pouco as vezes. A segunda forma é alugar um barco que custa 15€ por hora e remar por conta própria até a ilha. Optamos pela segunda opção, mesmo não sabendo remar e tendo coordenação zero para o esporte, mas não se arrependemos porque o passeio rendeu muitas risadas e vídeos engraçados. Além disso todo esforço foi recompensado quando chegamos na ilha, que lugar lindo!
Dica 4 – Experimentamos alguns restaurantes que serviam pratos típicos, mas a experiência não foi das melhores. Por isso, recomendamos um restaurante chamado SOVA que serve pratos internacionais, a comida é deliciosa e o atendimento é nota 10. Além de ser um dos únicos restaurantes que fica aberto até as 23 horas no inverno.
Dica 5 – Não existe vida noturna em Bled, pelo menos na temporada de inverno, ou seja, a cidade é um deserto à partir das 19 horas. Encontramos pouquíssimos restaurante abertos e quase nenhuma alma viva na rua. Então, se você está buscando um pouco mais de agitação noturna, pegue seu carro e vá para Libjunia, capital da Eslovênia, é mais ou menos 1 hora de viagem. Lá você encontrará bares, restaurantes e baladas.
Dica 6 – Não usamos o transporte público da cidade pois estávamos de carro, porém também não vimos nenhum ônibus circulando no local. Acreditamos que carro é essencial para se locomover em Bled, ou entre Bled e qualquer cidade perto como Libjunia por exemplo.
Chegou a hora de revelar o motivo que nos trouxe até Bled durante o inverno Europeu, sim Sempre à bordo veio esquiar.
Dica 7 – Para os amantes e curiosos que queiram esquiar na Eslovênia, recomendamos a estação de esqui chamada “Vogel Ski Resort“. O lugar é maravilhoso, a estrutura é fantástica e o acesso é muito fácil e seguro. Em Vogel você encontra loja para alugar os esquipamentes, restaurantes e toda uma estrutura de teleféricos e esteiras para facilitar a locomoção dentro da estação de esqui. Para chegar até a estação de esqui é preciso encarar um teleférico e subir 1535 metros. Mesmo que tenha medo de altura temos certeza que você vai curtir o passeio, o teleférico é super seguro e passa muita confiança, além disso as imagens da subida são belíssimas.
Dica 8 – O Vogel oferece vários tipos de pacotes, um deles é o passe diário da estação de esqui + a entrada no Aquapark. Decidimos comprar esse ingresso pois queriamos relaxar depois de esquiar ou tentar esquiar. A idéa foi excelente e super recomendamos, mas descobrimos que comprar o entrada do Aquapark separadamente do passe da estaçao de esqui sai um pouco mais barato, ou seja, o pacote oferecido pela Estação de Esqui não é muito vantajoso.
Dicas Rápidas:
Acomodação: Nos hospedamos em uma pousada em frente ao lago chamada Čarman Guest House, muito bem localizada, com um atendimento ótimo. O único problema é a acústica dos quartos, dá para ouvir todos os passos dos seus vizinhos de quarto.
Site: https://www.carmanguesthouse.com/ ou -> booking.com
Restaurante: Indicamos o restaurante chamado SOVA que tem uma comida deliciosa e atendimento maravilhoso
Site: https://www.restavracija-sova.com/en/
Estação de Esqui: Vogel é uma estaçao de esqui lindissíma, bem estruturada e perfeita para iniciantes e profissionais
Site: http://www.vogel.si/winter
Aquapark SPA: Lugar perfeito para relaxar depois de um dia esquiando
Site: https://www.bohinj-eco-hotel.si/aquapark/
Site oficial da Eslovênia:
https://www.slovenia.info/en/places-to-go/attractions/bled