Zadar é uma cidade na costa da Croácia com mais de 3 mil anos de história, grande diversidade cultural e rodeada por praias maravilhosas. O Fórum Romano (Roman Fórum) no centro histórico, o órgão do mar (Sea Organ) e o monumento de placas de vidro chamado de saudações ao sol (The Greetings to the Sun) são algumas das atrações turísticas de Zadar.
Dica 1: Como chegar?
Moramos em Budapeste, por essa razão a melhor opção é fazer o percurso entre Budapeste e Zadar de carro, é mais econômico. No entanto Zadar tem um aeroporto internacional, então vale a pena fazer pesquisas de passagens áreas caso você venha de um destino mais distante. O tempo de viagem entre Budapeste e Zadar é de aproximadamente 6 horas de carro.
Pedágios:
- O pedágio nas estradas húngaras custa 10 euros e é válido por 7 dias. A Hungria adota um sistema muito utilizado na Europa, onde você cadastra a placa do seu carro, paga um preço unitário e pode circular nas estradas por um período pré-definido.
- A Croácia adota um sistema parecido com o do Brasil, onde você para nas cabines no meio da estrada e paga o pedágio. A diferença é que o valor do pedágio vai variar de acordo com a quilometragem rodada. É comum na Croácia ter uma cabine para retirar o bilhete do pedágio na entrada da estrada e outra cabine para pagar o percurso percorrido na saída da estrada.
Dica 2: Onde Comer em Zadar?
Na Croácia em geral você geralmente come muito bem, especialmente se você ama comer frutos do mar. No centro de Zadar comemos em 3 restaurantes e vamos recomendar todos porque a comida estava deliciosa e o atendimento foi excelente em todos os lugares. A média de preço em todos os restaurantes foi aproximadamente 130 Kunas por pessoa (17,50 euros) incluindo o prato principal e uma bebida.
- 4 kantuna: Excelente lugar para comer frutos do mar, preço justo, comida deliciosa e atendimento excelente
- Špajza: Comida deliciosa, porções grandes, preços justo e ambiente agradável
- Food&More: Comida boa, ambiente agradável, cerveja gelada e preços justo.
Dica 3: Onde tomar café em Zadar?
Pronto! chegamos ao polêmico assunto “café da manhã“. Acredito que no centro de Zadar é possível encontrar alguns lugares, ou padarias para tomar café, mas decidimos tomar café na beira da praia e não deu certo. Em Zadar as pessoas são bem literais, o que é engraçado. Nos Coffee & bar que encontramos no caminho, era possível tomar café e beber cerveja, não tinha nada para comer. Por essa razão, aconselhamos que tome café no hotel ou em casa, caso tenha alugado um lugar com cozinha.
Dica 4: O que fazer em Zadar?
– Visitar o centro histórico de Zadar, além de muita história ao ar-livre como por exemplo o Fórum Romano, tem muitos restaurantes, bares, feiras e exposições.
– Ver o pôr do sol em Morske Orgulje, que quer dizer “Orgão do Mar”. O Orgão do Mar é uma obra de arte que consiste de instrumento musical tocado pelas ondas do mar. São 70 metros de uma escada de mármore com tabulações embaixo que produz som quando as ondas do mar batem. Enquanto você ouve uma música tocada pelo mar (literalmente), você aprecia o espetáculo da natureza chamado “Pôr do Sol”.
– Visitar o “The Greetings to the Sun” que quer dizer “Saudações ao Sol”. O “The Greetings to the Sun” tem um painel solar de 22 metros de diâmetro e é formado por 300 multi-camadas de paineis de vidro. Saindo da explicação técnica é um painel luminoso que rende muitas fotos legais e é uma das atrações mais procuradas em Zadar. O Morske Orgulje e The Greetings to the Sun estão localizado no mesmo lugar, ou seja, estão coladinhos um no outro.
– Ver o pôr do sol me Puntamika, segundo os moradores locais é um dos pôr do sol mais bonitos de Zadar. Não conseguimos ir conferir mas estamos repassando a dica dos nossos amigos Croatas.






Dica 5: É preciso alugar um carro em Zadar?
Sim, as praias são mais afastadas e se deseja ter mais liberdade para visitar os lugares que planeja, alugue um carro. Usamos o carro para ir nas praias e usamos o Uber para sair algumas vezes a noite. O Uber funciona super bem, os motoristas foram todos simpáticos e foi barato usar Uber entre o apartamento e o centro de Zadar (10 minutos de viagem), porém acredito que não seja vantajoso usar o Uber para visitar as praias, pois elas são afastadas do centro de Zadar. Utilizamos o Uber somente quando queríamos se livrar do “motorista da rodada” e dar liberdade para todos os amigos beberem.
Links Úteis:
Zadar Travel Website
Curiosidades de Zadar
Quais Praias Visitar em Zadar?
Site Official de Zrce Beach
Site the Novalja, Pag
Como pagar o pedágio na Hungria
Tarifas dos Pedágios Croatas Tollfee.eu e HAC.HR